quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ativ 1.1 Quem sou?

Como professora e aprendiz, considero-me uma pessoa que procura atualizar constantemente pois sei a modernidade está evoluindo com muita rapidez.Confio no meu trabalho de educadora e vejo que a minha missão é transmitir conhecimentos, valores éticos e morais,orientar, apoiar, despertar habilidades e dons. Podendo assim ,criar oportunidades ampliando caminhos ,onde cada um dos meus alunos possa descobrir e desenvolver o seu próprio potencial, tornando-os indivíduos capazes e seres humanos realizados e felizes.

O importante, como educadores, é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.
Numa sociedade em mudança acelerada, além da competência intelectual, do saber específico, é importante termos muitas pessoas que nos sinalizem com formas concretas de compreensão do mundo, de aprendizagem experimentada de novos caminhos, de testemunhos vivos embora, imperfeitos- das nossas imensas possibilidades de crescimento em todos os campos.
Como educadora, posso ser testemunha viva da aprendizagem continuada de meus alunos ,acompanhandos-os e contribuindo para o desenvolvimento social ,habilidades discursivas e tecnológicas deles.
Com o passar do tempo, eles vão mostrando uma trajetória coerente, de avanços, de sensatez e firmeza. Passam por etapas em que sentem-se perdidos, angustiados, fora de foco. Retomam o rumo, depois, revigorados estimulados por novos desafios, pelo contato com novos, pela vontade de continuar vivendo, aprendendo, realizando-se e frustrando-se, mas mantendo o impulsos de avançar.

Ensinar é uma etapa muito enriquecedora porque ao mesmo tempo que que repasso o meu conhecimento aos alunos também aprendo. E isso me permite sempre ser um professora aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário