quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ativ 4.6B Currículo desenvolvido na ação

A aula desenvolvida com os alunos do 9º ano foi muito importante pois despertou nos alunos mais interesse em estudar sobre o tema do lixo e a possibilitou-os rever e praticar atitudes e valores que antes estavam esquecidos. Após alguns alunos assistirem sobre o destino dado ao lixo em alguns países e também no Brasil, foi possível verificar que esse problema atinge todos os países do mundo. Assim, resolvemos preparar a aula com a utilização de algumas mídias disponíveis,tais como: uso do celular, do computador (internet), da câmera fotográfica digital, de jornais, revistas... Os alunos realmente participaram da aula e puderam aprimorar seus conhecimentos, além de discutirem sobre esse tema que é muito importante para o bem-estar da população em geral.

ativ 4.6A Relato de projetos de trabalhos

A aula desenvolvida sobre o tema do Lixo e a reciclagem com os alunos do 9º ano foi muito satisfatória pois percebi que realmente eles se envolveram bastante na realização das atividades propostas e que estavam interessados no tema, que é um problema que todos as pessoas enfrentam na nossa sociedade atual. As atividades desenvolvidas foram bastante diversificadas, pois os alunos tiveram a oportunidade de ler, refletir, escrever, passear, confeccionar cartazes, fazer entrevista, utilizarem o computador, darem opiniões; e, consequentemente, aprenderem o conteúdo de forma sólida e duradoura.

ativ 4.4 Uso das tecnologias no currículo

Atividade 4.4 – Relato de experiência de uso de tecnologia:


Grupo Girassol:

Luciana Garcia da Silva
Cleonice Garcia Velasco

Minha colega de trabalho, professora de Biologia, levou seus alunos para o Laboratório de Informática Educativa para complementar o conteúdo visto em sala de aula. A turma era de alunos do 1º ano do Ensino Médio e o tema trabalhado era: “As principais doenças transmitidas por vírus”. Ela deu prioridade a Nova gripe: Influenza A – H1N1, que está matando muitas pessoas das mais variadas idades.
Ela pediu que eles acessassem o site do Google e pesquisassem sobre os números atuais de infectados pelo vírus da nova gripe. Os alunos puderam então perceber que o número está crescendo assustadoramente e que não há muito a se fazer. Descobriram ainda sobre as formas de contágio e de prevenção.
Foi uma aula muito interessante e os alunos realmente participaram pois perceberam que é um tema que envolve todas as pessoas independentemente da classe social, idade, sexo, profissão, etc., e que todos estão sujeitos a adoecer.
Outro exemplo em que as tecnologias foram usadas para enriquecer a aula foi quando a professora de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental levou seus alunos para uma visita ao Depósito de Lixo da nossa cidade. Primeiramente, ela fez a explicação oral, passou alguns filmes para os alunos assistirem e fizeram vários comentários. Aconselhou-os a levarem câmeras fotográficas, filmadoras, celulares, etc. Enfim, tudo o que pudesse auxiliá-los no dia da pesquisa de campo. Eles puderam ver, filmar e fotografar aquele ambiente e posteriormente repassar o que aprenderam para os colegas da escola. Eles ficaram muito contentes com a possibilidade da utilização de seus recursos tecnológicos para deixar gravado aquele momento importante na vida deles. Muitos não tinham nem a noção de como era esse lugar.
A partir dos exemplos dados, ficou nítido que o aluno sente-se muito mais interessado no conteúdo das aulas quando estas são ministradas, frequentemente, com o apoio de algum recurso didático diferente, além do livro didático e do quadro-negro. O professor deve ter a consciência de que o mundo atual é cheio de tecnologias e que nós devemos fazer delas nossas aliadas.

ativ 4.3 Contribuições das tecnologias

Contribuições das tecnologias
A utilização das tecnologias na escola e na sala de aula impulsionam sua abertura ao mundo e ao contexto, permitem articular as situações global e local, sem contudo abandonar o universo de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade, os quais são integrados para a compreensão das problemáticas atuais, a busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a melhoria da qualidade de vida.
Ao desenvolver projetos em sala de aula se explicita a necessidade de criar uma nova cultura educacional cuja concretização implica em mudanças substanciais na escola, as quais vão ao encontro das demandas da sociedade pela formação de cidadãos com capacidade de criticar a si mesmo e a sociedade em que vivem, trabalhar em equipe, tomar decisões, buscar e selecionar informações, comunicar-se com desenvoltura, ser criativo, formular e resolver problemas.
Nesse novo papel, a escola se constitui como um espaço no qual professores e alunos podem conquistar maior autonomia para desenvolver o ensino e a aprendizagem em colaboração, com respeito mútuo, liberdade responsável e trocas recíprocas entre si e com outras pessoas, organizações e instituições que atuam tanto dentro quanto fora do âmbito da escola e do sistema educacional.
Um projeto desenvolvido em nossa escola que foi muito interessante para os alunos foi sobre as fábulas. Eles gostaram muito porque tiveram a oportunidade de pesquisar, aprender mais sobre esse tipo de texto, fazer encenações, etc.

A partir do projeto, os alunos mudaram conceitos, valores e atitudes e puderam utilizar diversas tecnologias essenciais para a realização do mesmo, tais como: câmera fotográfica, celular, filmadora, computador, etc.

ativ 4.2 Possibilidades de contribuições das tecnologias

O uso das tecnologias é essencial para a realização de uma boa aula, principalmente porque fica menos cansativo e monótono, além do aluno visualizar melhor o conteúdo. Há várias possibilidades de utilização do computador, além do uso da internet e, o professor deve se lembrar que a Internet não é o único recurso que existe e, por isso, deve utilizar todos os recursos que dispõe. Agindo assim, o professor certamente conseguirá que seus alunos aprendam.

ativ 3.10 Planejamento

ESCOLA MUNICIPAL “JOSE INÁCIO FRAGA”
PROFESSORAS: LUCIANA GARCIA DA SILVA
CLEONICE GARCIA VELASCO

Disciplinas: Língua Portuguesa
Data: 01/10/ 2009. Duração: 04 aulas
Série: 9º Ano Turma: “A” e “B” Turno: Matutino e Vespertino

Planejamento do Aula


TEMA DA AULA: Lixo
Objetivos Específicos

* Conscientizar os alunos sobre a necessidade da reciclagem.
* Elaborar cartazes sobre a utilização da coleta seletiva do lixo.
* Utilizar a internet para pesquisas.
* Produzir texto informativo.
* Entrevistar algum representante da área da saúde.
*Produção de folder.
* Visita ao “Lixão”.
* Produção de texto: relato de visita de campo.

CONTEÚDO:
* Reciclagem.
* Coleta seletiva do lixo.
* Produção textual: texto informativo.
* Produção textual: relato de visita ao “Lixão”.

MATERIAIS UTILIZADOS

Revista.
Jornal.
Folheto.
Livro.
Internet
Computador
Câmera fotográfica
Celular (para tirar fotos e filmar)




METODOLOGIA:
1- Pedir aos alunos que observem como acontece a coleta de lixo em seu bairro.2- Levar para a classe livros, jornais, folhetos. Pedir que os alunos observem se há fotos de lixos espalhados pela cidade.
3- Pedir à alguns alunos que leiam em voz alta um pequeno texto de um dos jornais ou revistas que comentam sobre o lixo. Assim, é fácil perceber que o problema acontece em todas as cidades do mundo.
4- Pedir então que os alunos elaborem individualmente sugestões de como diminuir o problema do lixo espalhado nas ruas.
5- Uma vez elaborada as sugestões, os alunos vão para a sala de informática para pesquisarem mais sobre o assunto, utilizando o site www.google.com.
6- A professora mostra como utilizar as ferramentas, para que então o aluno faça a sua pesquisa.
7 – Convidar um representante da área da saúde para fazer entrevista sobre alguns temas polêmicos, tais como: catadores de comida no “Lixão”, risco de doenças transmitidas por alimentos contaminados, construção de um lugar adequado para colocar o lixo da cidade, etc.
8 – Visita ao Lixão da cidade.
9 – Produção de texto informativo .
10 – Produção de relato da visita de campo.
11 – Criação de folder explicativo sobre o Lixo e as vantagens da reciclagem.
12 – Socialização das fotos e experiências na visita ao Lixão.



AVALIAÇÃO

O trabalho será avaliado continuamente, procurando prevalecer os aspectos qualitativos, também com objetivo de identificar os sucessos e as dificuldades dos alunos, a fim de serem desenvolvidas ações que venham colaborar cada vez mais com o aprimoramento do senso crítico e da responsabilidade.

ativ 3.9 Relatório da aula

Os alunos adoraram realizar as atividades da aula sobre O lixo, principalmente a visita ao Lixão da nossa cidade. Nós levamos luvas e máscaras para eles poderem manusear os materiais que encontrassem. Eles ficaram encantados com a quantidade e variedade de objetos, comidas, roupas, eletrodomésticos, revistas, animais mortos, pneus... que encontraram lá. É realmente impressionante! A única coisa que eles reclamaram muito foi sobre o mau cheiro daquele local, a enorme quantidade de moscas e muita fumaça devido ao fato de ser colocado fogo nos lixos. Todos relataram que adoraram a aula e que nunca haviam imaginado haver tanta poluição tão perto de nossa cidade, além de confirmarem que há muita gente que ainda precisa se alimentar de restos de comida.

ativ 3.8 Metadados

Metadados

Foi impressionante a maneira como os alunos se comportaram na realização destas aulas. Eles ficaram muito entusiasmados, principalmente pelo fato de realizarem uma aula extra-classe. Uns participaram mais da entrevista, outros se interessaram mais pela possibilidade de utilizarem o computador, porém o que mais nos impressionou, certamente foi a visita ao “Lixão”. Lá os alunos encontraram todo tipo de material: orgânico, descartável, reaproveitável, reciclável, não-reciclável, etc.
Puderam verificar que há muito desperdício e que a maioria das coisas que encontramos lá poderia ser reaproveitada de alguma maneira.
Ficaram tristes ao verem que há muitas pessoas passando fome e precisando catar os restos de comida que encontram lá e, também, verificaram que uma enorme quantidade de pessoas depende de materiais recicláveis para sobreviver.
A aula no laboratório de informática foi muito proveitosa pois eles tiveram a oportunidade de pesquisarem e conhecerem mais sobre o assunto em questão.

ativ 3.7 Apresentação aos colegas

Queridos colegas, vou apresentar a vocês a sequência de atividades desenvolvidadas sobre a nossa aula sobre o lixo: primeiramente, nós pedimos aos alunos que observassem como ocorre a coleta de lixo em seus bairros. Em seguida levamos para a sala de aula jornais e revistas que tinham fotos de lixos espalhados pelas ruas e explicamos aos alunos as consequências que isso provoca. Os alunos leram textos e deram sugestões de como diminuir o problemas causados pelo lixo. Posteriormente, levamos os alunos para a sala de informática onde eles puderam pesquisar mais sobre o tema em questão. Na aula seguinte os alunos fizeram uma entrevista com o Secretário do Meio Ambiente e questionaram-lhe sobre as idéias e projetos para diminuir os impactos causados ao meio ambiente pelo lixo. Solicitamos um carro da prefeitura para levar os alunos ao lixão. Eles adoraram essa visita de campo porque tiveram a oportunidade de ver, fotografar e filmar para depois repassar aos colegas. Após a visita ficou fácil para os alunos produzirem o texto informativo sobre a situação do lixo em nossa cidade e fizeram relato do que viram lá. Produziram um folder explicativo e socializaram a experiência com os demais colegas da escola.
Nossos colegas de curso gostaram muito da aula pois nosso tema escolhido é muito pertinente e nós trouxemos fotos para mostrar os alunos pesquisando lá no lixão.

ativ 3.6 Relatório de aula

Primeiramente, nós pedimos aos alunos que observassem como ocorre a coleta de lixo em seus bairros. Em seguida levamos para a sala de aula jornais e revistas que tinham fotos de lixos espalhados pelas ruas e explicamos aos alunos as consequências que isso provoca. Os alunos leram textos e deram sugestões de como diminuir o problemas causados pelo lixo. Posteriormente, levamos os alunos para a sala de informática onde eles puderam pesquisar mais sobre o tema em questão. Na aula seguinte os alunos fizeram uma entrevista com o Secretário do Meio Ambiente e questionaram-lhe sobre as idéias e projetos para diminuir os impactos causados ao meio ambiente pelo lixo. Solicitamos um carro da prefeitura para levar os alunos ao lixão. Eles adoraram essa visita de campo porque tiveram a oportunidade de ver, fotografar e filmar para depois repassar aos colegas. Após a visita ficou fácil para os alunos produzirem o texto informativo sobre a situação do lixo em nossa cidade e fizeram relato do que viram lá. Produziram um folder explicativo e socializaram a experiência com os demais colegas da escola.

ativ 3.5 Planejamento

ESCOLA MUNICIPAL “JOSE INÁCIO FRAGA”
PROFESSORAS: LUCIANA GARCIA DA SILVA
CLEONICE GARCIA VELASCO

Disciplinas: Língua Portuguesa
Data: 01/10/ 2009. Duração: 04 aulas
Série: 9º Ano Turma: “A” e “B” Turno: Matutino e Vespertino

Planejamento do Aula


TEMA DA AULA: Lixo

Objetivos Específicos

* Conscientizar os alunos sobre a necessidade da reciclagem.
* Elaborar cartazes sobre a utilização da coleta seletiva do lixo.
* Utilizar a internet para pesquisas.
* Produzir texto informativo.
* Entrevistar algum representante da área da saúde.
*Produção de folder.
* Visita ao “Lixão”.
* Produção de texto: relato de visita de campo.



CONTEÚDO:


* Reciclagem.
* Coleta seletiva do lixo.
* Produção textual: texto informativo.
* Produção textual: relato de visita ao “Lixão”.



MATERIAIS UTILIZADOS

•Revista.
•Jornal.
•Folheto.
•Livro.
•Internet.
•Computador.
•Câmera fotográfica.
•Celular (para tirar fotos e filmar).




METODOLOGIA:

1- Pedir aos alunos que observem como acontece a coleta de lixo em seu bairro.
2- Levar para a classe livros, jornais, folhetos. Pedir que os alunos observem se há fotos de lixos espalhados pela cidade.
3- Pedir à alguns alunos que leiam em voz alta um pequeno texto de um dos jornais ou revistas que comentam sobre o lixo. Assim, é fácil perceber que o problema acontece em todas as cidades do mundo.
4- Pedir então que os alunos elaborem individualmente sugestões de como diminuir o problema do lixo espalhado nas ruas.
5- Uma vez elaborada as sugestões, os alunos vão para a sala de informática para pesquisarem mais sobre o assunto, utilizando o site www.google.com.
6- A professora mostra como utilizar as ferramentas, para que então o aluno faça a sua pesquisa.
7 – Convidar um representante da área da saúde para fazer entrevista sobre alguns temas polêmicos, tais como: catadores de comida no “Lixão”, risco de doenças transmitidas por alimentos contaminados, construção de um lugar adequado para colocar o lixo da cidade, etc.
8 – Visita ao Lixão da cidade.
9 – Produção de texto informativo .
10 – Produção de relato da visita de campo.
11 – Criação de folder explicativo sobre o Lixo e as vantagens da reciclagem.
12 – Socialização das fotos e experiências na visita ao Lixão.



AVALIAÇÃO

O trabalho será avaliado continuamente, procurando prevalecer os aspectos qualitativos, também com objetivo de identificar os sucessos e as dificuldades dos alunos, a fim de serem desenvolvidas ações que venham colaborar cada vez mais com o aprimoramento do senso crítico e da responsabilidade.

ativ 3.4

Após a passagem do Hally Berohokã, o aluno Fábio Ferreira - 9º ano B da Escola Municipal "José Inácio Fraga", sugeriu que fizéssemos um slide sobre o desmatamento das nascentes do Rio Araguaia para que pudéssemos elaborar um projeto de arborização nativa com o objetivo de preservar a riqueza aquática desta cidade.

ativ 3.3 Minhas descobertas

Queridos colegas de curso, encontrei uma aula ótima para trabalhar com os alunos das 3 séries do Ensino Médio Regular. Nela há comentários e sugestões de atividades sobre o Conto "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector. O endereço é:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=725

ativ 3.2 Sugestões

Professores de Língua Portuguesa, encontrei uma aula de produção textual da autora Eliane Cândida Pereira, a qual trabalha com um conto de Clarice Lispector “Felicidade Clandestina”. O objetivo desta aula é fazer com que o aluno se recorde de algum desejo que ele gostaria muito que acontecesse, além de promover a discussão sobre o conto, comentar as atitudes e descrições das personagens. O endereço em que você encontrará essa aula é “http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=725

ativ 3.1 Multimídia e hipermídia

Multimídia é a combinação, controlada por computador de forma estática usando textos, fotografias, gráficos, vídeos, áudios, animação com dados pessoais interativos, referindo-se as tecnologias de suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar. A hipermídia une os conceitos de hipertexto e multimídea contendo imagens, sons, textos e vídeos e possibilita a leitura não linear de computadores para viabilizar os conteúdos tridimensionais. Tanto a hipermídia quanto a multimídia são ligações virtuais com assuntos, imagens e vídeos diversificados, porém a multimídia é de acesso mais pessoal e a hipermídia é mais abrangente.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ativ. 2.11 - Wikicionário

O Wikicionário é um dicionário em vários idiomas e de fácil utilização. Nele, há também uma lista de dicas criadas por colaboradores experientes. O conteúdo aberto é desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo. Qualquer pessoa pode contribuir desde que escreva algo de caráter educativo.

ativ. 2.10 Wikipédia

Eu acredito que a enciclopédia da Wikipédia é a mais completa que existe, pois as matérias são muito bem explicadas e há informações sobre todos os temas. Essa é uma enciclopédia livre em que todos podem participar da sua produção.

ativ. 2.8 Relatório de aula

A aula sobre gravidez na adolescência foi muito agradável pois os alunos tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo (relato de experiência de uma jovem de 13 anos grávida), fazer debate sobre o assunto no qual pudemos perceber há vários pontos de vista. Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de pesquisarem sobre o tema na Internet e assim tiveram mais segurança para produzirem seus textos que puderam ser socializados com os demais colegas de classe.

ativ. 2.7 Tecnologia na prática

Tecnologia na prática

A execução da aula planejada foi muito satisfatória, pois os alunos se interessaram muito na realização da pesquisa, pois o tema é de interesse de todos principalmente na faixa etária em que nossos alunos se encontram. Eles entenderam que o motivo da escolha do tema não é aleatório, pois percebemos um grande aumento no índice de adolescentes (crianças, ainda) grávidas. A apresentação do tema foi bem clara, pois os alunos tiveram a oportunidade de assistir a um documentário, fazer debates, para em seguida, fazerem a pesquisa na Internet. Os alunos se ajudaram mutuamente e faziam questionamentos e comentários entre si. Muitos alunos tiraram algumas dúvidas, principalmente, sobre prevenção e doenças sexualmente transmissíveis.
Nós ajudamos os alunos a pesquisarem, porém eles tiveram a liberdade de acessarem o site que desejassem. Não tivemos problemas quanto à utilização das máquinas e nem na exibição das páginas.
Os alunos sentiram-se entusiasmados na realização da atividade devido a escolha do tema da pesquisa e pela possibilidade de utilização do laboratório de informática (que é uma das atividades que eles mais gostam de fazer).
Foi uma aula muito interessante e nós ficamos muito contentes com o desenvolvimento dela, e ficou muito claro que os alunos aprendem muito mais quando o professor discute temas do interesse deles e de acordo com a realidade em que vivem, além de, é claro, utilizar as tecnologias existentes.

ativ. 2.6 Análise dos trabalhos dos colegas

Querida Cláudia, a sua aula sobre higiene pessoal ficou ótima. É muito bom saber que vocês se preocupam com a higiene dos nossos pequeninos... Adorei as sugestões de atividades porque elas realmente são adequadas à faixa etária a que foram sugeridas.

ativ. 2.5 Portfólio

Minhas colegas de curso, vocês querem ler o meu portfólio?

http://portfoliocleonice.blogspot.com/

ativ. 2.4 Impressões sobre experiências de navegação

O hipertexto possui vários links, daí a sua importância para o entendimento do assunto em questão. É tudo muito bem explicado e os usuários têm a possibilidade de tirarem todas as suas dúvidas.

ativ. 2.3 Impressões sobre experiências de navegação

Gravidez na adolescência
Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. No Brasil os números são alarmantes.
Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o rebento após o nascimento, o rapaz não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assim como as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.
Diante disso cabe nos perguntar: por que isso acontece? O mundo moderno, sobretudo no decorrer do século vinte e início do século vinte e um vem passando por inúmeras transformações nos mais diversos campos: econômico, político, social.
Essa situação favoreceu o surgimento de uma geração cujos valores éticos e morais encontram-se desgastados. O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.
Outro fator que deve ser ressaltado é o afastamento dos membros da família e a desestruturação familiar. Seja por separação, seja pelo corre-corre do dia-a-dia, os pais estão cada vez mais afastados de seus filhos. Isso além de dificultar o diálogo de pais e filhos, dá ao adolescente uma liberdade sem responsabilidade. Ele passa, muitas vezes, a não ter a quem dar satisfações de sua rotina diária, vindo a procurar os pais ou responsáveis apenas quando o problema já se instalou.
A desinformação e a fragilidade da educação sexual são também questões problemáticas. As escolas e os sistemas de educação estão muito mais preocupados em dar conta das matérias cobradas no vestibular, como: física, química, português, matemática, etc., do que em discutir questões de cunho social. Dessa forma, temas como sexualidade, gravidez, drogas, entre outros, ficam restritos, quase sempre, aos projetos, feiras de ciência, semanas temáticas, entre outras ações pontuais. Os governos, por sua vez, também se limitam às campanhas esporádicas. Ainda assim, em geral essas campanhas não primam pela conscientização, mas apenas pela informação a respeito de métodos contraceptivos. Os pais, como já foi dito anteriormente, além do afastamento dos filhos, enfrentam dificuldades para conversar sobre essas questões. Isso se dá devido a uma formação moralista que tiveram. Diante dessa realidade o número de pais e mães adolescentes cresce a cada dia.
A adolescência já é uma fase complexa da vida. Além dos hormônios, que nessa etapa afloram causando as mais diversas mudanças no adolescente, outros assuntos preocupam e permeiam as mentes dos jovens: escola, vestibular, profissão, etc.
A gravidez, por sua vez, também é uma etapa complexa na vida. Ter um filho requer desejo tanto do pai quanto da mãe, mas não só isso. Atualmente, com problemas como a instabilidade econômica e a crescente violência, são necessários, além de muita consciência e responsabilidade, um amplo planejamento. Quando isso não acontece, a iminência de acontecerem problemas é muito grande.
Os primeiros problemas podem aparecer ainda no início da gravidez e vão desde o risco de aborto espontâneo – ocasionado por desinformação e ausência de acompanhamento médico – até o risco de vida – resultado de atitudes desesperadas e irresponsáveis, como a ingestão de medicamentos abortivos.

ativ. 2.2 Coisas importantes e significativas

Coisas importantes e significativas
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web. As principais características do Hipertexto são: intertextualidade; velocidade; precisão; dinamismo; interatividade; acessibilidade; estrutura em rede; transitoriedade; organização multilinear. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links.
Trabalhar utilizando hipertexto é muito útil para o aprendizado de qualquer pessoa pois ele nos remete a vários outros textos, cheios de explicação, que por sua vez, nos possibilita o acesso a várias explicações e assim por diante. O problema é que pelo fato de haver muitas informações juntas, o aluno acaba se confundindo e às vezes não sabe nem voltar para a página inicial.
O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.

ativ. 1.8 Trabalho por projetos

Análise de pesquisa

O projeto sobre Dengue foi desenvolvido na Escola Municipal “José Inácio Fraga”, em Alto Araguaia – MT, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
O resultado do projeto sobre o Caramujo Africano foi excelente porque os alunos, através das pesquisas e dramatizações com fantoches (para todos do turno vespertino – da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental) puderam demonstrar, de forma lúdica e informativa, a forma de contato, origem e consequências causadas ao ser humano pelo caramujo africano.
Com esse projeto, os alunos, direção, funcionários e professores ficaram mais informados sobre as causas e conseqüências dos caramujos e como evitá-los. Também ficaram os slides para quem quiser ficar informado e pesquisar, além de ser um documentário para futuros educandos, professores e equipe gestora.

ativ. 1.7 Pesquisa_Trabalho_Projeto

Projeto: Caramujo Africano

Tema: Meio Ambiente

Conteúdo: Doenças transmitidas por animais

Série: 9º ano B

Nº de alunos e professores participantes: 12 alunos e 02 professores

Tecnologias e mídias utilizadas: TV; vídeo informativo e pesquisa no LIE sobre a origem, causas e problemas causados ao ser humano pelo caramujo africano.

Duração: 1 semana

Objetivo: Conscientizar os alunos sobre as doenças causadas pelos caramujos africanos e como destruí-los.

Atitudes dos alunos: Os alunos se dispuseram a participar do projeto porque aqui em Alto Araguaia tem muitos caramujos. Depois das pesquisas, três alunos iriam apresentar aos colegas da Escola Municipal “José Inácio Fraga” o resultado do projeto através da utilização de fantoches, conscientizando a todos sobre a origem e perigos que os caramujos nos causam.

Análise: O resultado foi excelente pois eles apresentaram para os demais alunos, entenderam sobre as formas de contágio e como evitá-las.

ativ. 1.6

Após assistir ao vídeo sobre os recursos tecnológicos na prática pedagógica, pude perceber que eles são essenciais no estímulo da aprendizagem desde as séries iniciais e que deverão continuar até as finais.

ativ. 1.5 Fichamento

Fichamento

Assunto: Fábulas

Material utilizado: Laboratório de Informática Educativa

Duração: Com 2 horas

Procedimentos: Antes de levar os alunos ao LIE, comentei sobre a tipologia textual da fábula e suas características e logo em seguida, convidei-os para lerem diversas delas, observando a estrutura, personagens e a moral que elas nos trazem.
Quando terminaram as aulas, retornamos para a sala e eu lhes propus que, no dia seguinte, produzíssemos fábulas e encenássemos em sala, fazendo o perfil dos personagens e as morais que os alunos colocaram.


Resultados: Foi uma atividade muito importante porque os alunos gostaram e com isso desenvolveram as habilidades da escrita e da oralidade, desenvolvendo ainda a coerência e fluidez.

ativ. 1.3 Educação e Tecnologia

A Escola está adequando às novas tecnologias com cursos de aperfeiçoamento das TICs para que os educadores saibam manusear os recursos tecnológicos, uma vez que não podemos ficar alheios às tecnologias que estão em ampla evolução, as quais contribuem para o desenvolvimento intelectual dos alunos para que eles possam ingressar no mercado de trabalho com competência.

ativ. 1.2

Vivemos num mundo globalizado e com as tecnologias cada dia mais inovadoras. E se nós não nos aperfeiçoarmos com as TICs, não poderemos ser úteis aos nossos alunos que, às vezes, já disputam o mercado de trabalho ou estão mais desenvolvidos do que nós.

ativ 1.1 Quem sou?

Como professora e aprendiz, considero-me uma pessoa que procura atualizar constantemente pois sei a modernidade está evoluindo com muita rapidez.Confio no meu trabalho de educadora e vejo que a minha missão é transmitir conhecimentos, valores éticos e morais,orientar, apoiar, despertar habilidades e dons. Podendo assim ,criar oportunidades ampliando caminhos ,onde cada um dos meus alunos possa descobrir e desenvolver o seu próprio potencial, tornando-os indivíduos capazes e seres humanos realizados e felizes.

O importante, como educadores, é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.
Numa sociedade em mudança acelerada, além da competência intelectual, do saber específico, é importante termos muitas pessoas que nos sinalizem com formas concretas de compreensão do mundo, de aprendizagem experimentada de novos caminhos, de testemunhos vivos embora, imperfeitos- das nossas imensas possibilidades de crescimento em todos os campos.
Como educadora, posso ser testemunha viva da aprendizagem continuada de meus alunos ,acompanhandos-os e contribuindo para o desenvolvimento social ,habilidades discursivas e tecnológicas deles.
Com o passar do tempo, eles vão mostrando uma trajetória coerente, de avanços, de sensatez e firmeza. Passam por etapas em que sentem-se perdidos, angustiados, fora de foco. Retomam o rumo, depois, revigorados estimulados por novos desafios, pelo contato com novos, pela vontade de continuar vivendo, aprendendo, realizando-se e frustrando-se, mas mantendo o impulsos de avançar.

Ensinar é uma etapa muito enriquecedora porque ao mesmo tempo que que repasso o meu conhecimento aos alunos também aprendo. E isso me permite sempre ser um professora aprendiz.

Ativ 1.1 Apresentação

Cleonice Garcia Velasco,trabalho na Escola Municipal José Inácio Fraga desde 1991 estou atuando com Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Espero que este curso venha contribuir no processo Ensino - Aprendizagem dos meus alunos e auxiliar minha prática pedagógica.

sábado, 26 de setembro de 2009